AUTOCAD

MEDINDO E SOMANDO O COMPRIMENTO DE VÁRIAS LINHAS NO AUTOCAD

Principalmente quando estamos trabalhando com a criação de relação de materiais no AutoCAD nos deparamos com a dificuldade de somar o tamanho de várias linhas, que podem estar representando o comprimento de determinados elementos de nosso projeto como eletrodutos, tubos, cabos, etc.


Quando selecionamos uma só linha o comprimento dela é mostrado:

Porém quando selecionamos mais de uma linha, ao invés do tamanho de todas as linhas ser somado, o que aparece é a palavra VARIES


Isso acontece porque o campo LENGHT não é um campo quantitativo mas sim demonstrativo.. não foi feito para somar elementos.
Para nos auxiliar nesse tipo de situação existe uma espécie de “plugin” que podemos carregar no AutoCAD chamado de LISP.
As LISPs nada mais são do que códigos que tem a capacidade de automatizar processos no AutoCAD, que são criadas por qualquer um que tenha o conhecimento necessário de programação.
Por exemplo, para medir e somar o tamanho de várias linhas juntas temos a lisp TLEN, criada em 1998 e que está disponível na internet de forma totalmente gratuita.
 
 
Você pode baixar o arquivo TLEN.lsp pronto neste link

 

Em seguida basta usar o comando APPLOAD no AutoCAD, selecionar o arquivo TLEN.lsp que salvamos, marcar a opção ADD TO HISTORY > LOAD > ALWAYS LOAD.

Perceba que a mensagem “TLEN.lsp was added to the Startup Suite” aparece ao lado do botão CLOSE.

Quer dizer que a lisp foi carregada com sucesso no AutoCAD, então basta clicar em CLOSE.
Agora basta digitar o comando TLEN > ENTER > Selecionar todas as linhas que precisa contar > ENTER.
Uma janela irá aparecer informando o comprimento total de todas as linhas somadas.



Usar esse comando em conjunto com o comando FILTER é um excelente método para medir linhas, uma vez que podemos separar apenas as linhas que precisamos contar com mais facilidade com o FILTER e depois contá-las com o comando TLEN.
Temos aqui um artigo explicando também como usar o comando FILTER.
Apenas lembrando que o comando TLEN também funciona com Polylines, Splines, Círculos, Retangulos, Control vertices e outros elementos 2D, mesmo que misturados.

 

Conheça nosso treinamento completo de AutoCAD:

9 thoughts on “MEDINDO E SOMANDO O COMPRIMENTO DE VÁRIAS LINHAS NO AUTOCAD”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *